Para cuidar do coração do seu pet
muita informação na cabeça

Hipertensão arterial sistêmica

Publicado em 28/07/2018


Cães e gatos podem apresentar quadros de hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou “pressão alta”. Diferente dos humanos, onde a hipertensão arterial é usualmente uma doença primária, nos nossos pets essa enfermidade pode vir como quadro secundário a uma doença.

Tanto nos cães quanto nos gatos, as principais causas que levam ao desenvolvimento da HAS são as doenças renais e endócrinas, sendo que cada paciente necessita de uma investigação direcionada.

Em ambas as espécies, a hipertensão arterial sistêmica pode ser uma alteração silenciosa. Por não manifestar sinais clínicos evidentes, nem sempre essa doença é identificada e tratada da maneira adequada. Quando diagnosticada, a HAS talvez já tenha causado danos mais graves ao animal, as chamadas lesões em órgãos alvo.

E o que seriam as lesões em órgãos alvos? Devido à elevação persistente da pressão, os olhos, rins, sistema nervoso e coração sofrem lesões como descolamento de retina, alteração renal, acidentes vasculares e/ou sobrecarga de trabalho ao coração.

O diagnóstico da HAS é feito por meio da aferição da pressão durante consultas seriadas. A pressão dos pets pode estar um pouco acima do normal, porque eles ficam muito nervosos durante o atendimento. Cabe ao médico veterinário identificar o quadro de HAS persistente. É importante frisar que além da aferição da pressão com aparelhos específicos, também são necessários exames complementares como hemograma, bioquímicos, de urina, dosagens hormonais, de imagens, entre outros.


Após o diagnóstico da hipertensão, seja ela secundária a uma enfermidade ou sem causa definida, é possível instituir tratamentos específicos e assim proporcionar melhor qualidade de vida ao seu animal.

Procure o serviço da Pet Cardio Brasília para avaliarmos seu companheiro!



Voltar