Seu cão tosse?
A tosse em cães pode estar associada a diversas enfermidades e se apresentar de diferentes formas, podendo ser alta ou discreta, seca (semelhante a um engasgo) ou produtiva (quando parece ter secreção). Além disso, pode acontecer apenas em momentos de excitação ou a qualquer hora do dia.
Se seu cão é adulto ou idoso e tem episódios de tosse, é muito importante que você o leve ao veterinário para diferenciar se é um problema do trato respiratório ou relacionada ao coração. Fique atento! Há várias possibilidades de enfermidades respiratórias como colapso de traqueia e/ou bronquial, bronquite, pneumonia bacteriana/fúngica, metástases/neoplasias pulmonares, dentre outras.
Já no caso de cardiopatias, a tosse pode estar associada a doença valvular crônica da válvula mitral, cardiomiopatia dilatada ou outras afecções. Os sintomas apresentados pelo seu pet podem ser variáveis. Além da tosse, seu animal pode apresentar também cansaço fácil, desmaios ou ficar com a língua roxa e falta de ar.
O veterinário poderá, por meio do exame clínico e histórico do paciente, indicar a realização de vários exames complementares como ecocardiografia, radiografias, fluoroscopia, traqueobroncoscopia e tomografia para melhor avaliar o porquê dessa alteração. Depois disso, ele instituirá a melhor terapia para cada paciente com o intuito de proporcionar conforto e qualidade de vida para seu cão. Não deixe seu pet com tosse crônica sem tratamento. Procure ajuda!