Para cuidar do coração do seu pet
muita informação na cabeça

A importância da cardiologia na clínica de cães e gatos

Publicado em 31/07/2018


Hoje em dia, a expectativa de vida dos nossos animais de estimação aumentou muito e com isso a prevalência de doenças crônicas também e, dentro dessas enfermidades, podemos incluir as doenças cardíacas. Animais adultos a idosos podem apresentar doenças valvulares ou miocárdicas e em estágios iniciais não demonstram nenhum tipo de sinal clínico. Por isso, é muito importante que seu cão ou gato tenha acompanhamento periódico com o médico veterinário que eventualmente possa vir a detectar alguma alteração cardíaca (sopro ou arritmia) e alteração nos sons pulmonares e a partir disso encaminhar ao especialista para realizar o diagnóstico através de exames auxiliares como ecocardiografia, eletrocardiografia e radiografia torácica.

A ecocardiografia é o ultrassom do coração e permite diagnosticar e avaliar a severidade das doenças cardíacas. Já o exame eletrocardiográfico representa a atividade elétrica do coração, permitindo avaliar o ritmo do coração e detectar arritmias, sendo este o exame mais solicitado na avaliação pré-operatória. A realização de radiografias torácicas é importante para a avaliação de possíveis doenças pulmonares ou alterações sugestivas de doenças do coração. Assim, podemos realizar vários exames complementares ao exame clínico para determinar adequadamente o problema que nossos pacientes possam apresentar.

O diagnóstico e monitoramento de cardiopatias nos estágios iniciais possibilitam uma intervenção mais eficaz, pois muitas doenças cardíacas evoluem de forma silenciosa. Dessa forma, podemos proporcionar ao seu animal uma melhor qualidade de vida através de uma intervenção adequada. As doenças cardíacas mais comuns em cães são a doença degenerativa da válvula mitral (doença valvular) e a cardiomiopatia dilatada (doença que afeta o músculo cardíaco). Já em gatos a cardiopatia mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica, doença que leva a um espessamento ventricular.

A avaliação cardiológica também é necessária toda vez que seu animal precise ser submetido a procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Também é indicada caso seu pet apresente alguns sinais clínicos como tosse, engasgo, falta de ar, desmaios, cansaço e emagrecimento. É importante notar que tanto cães adultos como filhotes estão suscetíveis ao desenvolvimento de doença cardíaca, sendo de extrema importância a realização desses exames para diagnosticar a enfermidade e determinar o tratamento adequado. Por fim, fique atento aos sinais que seu animal pode apresentar e leve ao veterinário para melhor esclarecimento.



Voltar